terça-feira, 29 de novembro de 2016

Ações visam agregar produção agropecuária à cadeia do turismo

Mel, queijo de cabra, cachaças, chocolates e cervejas artesanais foram alguns dos produtos apresentados a chefs de cozinha e donos de bares e restaurantes que visitaram a Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) nesta terça-feira (29). A mostra faz parte das ações da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) para o evento, e da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), com o objetivo de agregar a produção agropecuária à cadeia do turismo, gerando emprego e renda para comunidades baianas. As ações incluíram ainda um encontro com produtores da agricultura familiar e de cooperativas, com degustação e negociações para aquisição de produtos baianos. A iniciativa tem parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-Bahia) e a organização não governamental Slow Food. Os participantes do encontro foram recebidos pelos secretários estaduais do Turismo, José Alves, e do Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues. Na oportunidade, Alves destacou a importância do turismo de experiência e a produção associada como instrumentos para trabalhar a divulgação da Bahia. “Além de saber mais sobre o hotel em que vão se hospedar e os pontos turísticos que desejam visitar, os turistas querem experimentar o jeito de ser e as tradições do povo baiano. Essa é uma oportunidade de divulgar os nossos produtos, especialmente os ligados à gastronomia. Isso pode acontecer com o nosso café e nosso chocolate, por exemplo”, explicou o secretário, que também quer oferecer qualificação para que produtores possam acolher bem o turista. A chef Patrícia Veiga participou do evento nesta tarde de terça-feira e elogiou a iniciativa. “Trabalho à noite, mas deixei meu descanso para vir conhecer novos produtos. Quando temos acesso a diferentes ingredientes podemos usá-los e ajudamos a popularizar o que temos na Bahia”, explicou a profissional do restaurante Doc. No início da noite, às 19h, a Fenagro contará com um desfile de trajes e acessórios com temática afra. A atividade vai mostrar itens fabricados em comunidades que desenvolvem o turismo étnico-afro e se utilizam da produção associada ao turismo para geração de renda. Para valorizar o potencial turístico do Estado, a área escolhida para o desfile é a maquete da Bahia, que apresenta a geografia, bem como as atividades econômicas e características culturais baianas.

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