quarta-feira, 30 de novembro de 2016

ACM Neto apresenta detalhes sobre projeto de reforma administrativa em coletiva nesta quarta; proposta prevê criação de supersecretaria

unnamed

O prefeito ACM Neto (DEM) vai detalhar em coletiva na manhã desta quarta-feira (30), às 10h, no Palácio Thomé de Souza, sobre o projeto de lei da reforma administrativa.
Entre algumas mudanças que estão incluídas no novo projeto de estrutura administrativa estão a Extinção de duas secretarias, criação de outras três e a fusão das estruturas da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes) e da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) em uma supersecretaria que envolve as atividades relacionadas às questões econômicas e urbanísticas da cidade.
A proposta, que será encaminhada à Câmara Municipal, prevê também a extinção de dois órgãos municipais, entre os quais o Instituto de Previdência de Salvador (Previs), cuja gestão será assumida pela administração direta.
O prefeito explicou que a nova estrutura da máquina pública foi planejada para tornar mais eficientes os serviços prestados à população e, sobretudo, dinamizar a economia da cidade.
“O desafio de Salvador é melhorar o ambiente de negócios e isso passa pelo processo de licenciamentos de novos empreendimentos”, destaca Neto. “A ideia é agregar um viés econômico ao desenvolvimento urbanístico da cidade”, completa.
Por isso, a criação de uma supersecretaria com a atribuição de cuidar das operações de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões municipais. A nova estrutura, conforme o prefeito, vai concentrar os projetos estruturantes de maior importância da prefeitura, além de cuidar da política de urbanismo, de atração de investimentos e das parcerias com a iniciativa privada.
Hoje, a Sucom tem sua atuação limitada às atividades de fiscalização e licenciamento.
Durante a coletiva nesta quarta, o prefeito não vai tratar de indicações de nomes para o primeiro escalão do governo. O anúncio da equipe de secretários que vai compor o segundo mandato de Neto na prefeitura, a partir de primeiro de 1º de janeiro de 2017, só vai ser feito na segunda quinzena de dezembro.
Perguntado sobre possíveis nomes, ACM Neto fez mistério: “uns ficarão, outros sairão e alguns mudarão de pasta”. No paço municipal a conversa, nesta terça, era de que o prefeito teria convidado o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Câmara (PSDB), para comandar uma secretaria, que pode ser a de Educação ou a de Ordem Pública.
O vereador tucano, que compõe a base do prefeito no legislativo municipal, tem mantido boa relação com o Executivo nestes quatro anos de comando do Legislativo, e sua ida para o primeiro escalão da prefeitura acomodaria as forças políticas que apoiam Neto, já que Câmara conseguiu perdeu para o vereador Léo Prates (DEM) os apoios que precisava para conquistar o seu terceiro mandato na presidência da Câmara Municipal.

Nenhum comentário: