sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Na foto, histórica, registro de uma campanha de Zezeu para prefeito, ao lado da ex-ministra da Iigualdade, Luiza Bairros, e do ex-deputado federal Luiz Alberto ( Foto: Acervo do Mandato do ex-deputado Luiz Alberto)
Na foto, histórica, registro de uma campanha de Zezeu para prefeito, ao lado da ex-ministra da Iigualdade, Luiza Bairros, e do ex-deputado federal Luiz Alberto ( Foto: Acervo do Mandato do ex-deputado Luiz Alberto)
O adeus a Zezeu Ribeiro, um dos ícones da política baiana, cujo jingle – “Zezéu, vou votar em você, quero ver a cidade de felicidade...” -, grudou na cabeça de muitos baianos. Na Bahia, luto oficial de três dias, decretado pelo governador do estado, Rui Costa. Zezeu, ex-deputado federal pelo PT ocupava, atualmente, o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e morreu aos 65 anos. O governador destacou, em nota, a atuação de Zezeu na defesa de políticas de habitação e na superação das desigualdades regionais no país. O presidente do TCE, políticos baianos e o PT também lamentaram a perda.
“Ainda ontem, estive no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, visitando o companheiro Zezéu Ribeiro, que lutava pela vida. Quis o destino que hoje ele viesse a falecer e que aquele encontro fosse nossa despedida. Lembro de quando nos conhecemos, mais jovens e iniciando a luta por uma Bahia mais justa, companheiros de ideais e do Partido dos Trabalhadores. A memória é de um companheiro exemplar, de sorriso fácil e de grande dedicação à causa pública e ao bem comum”, escreveu Rui Costa.

O governador continuou: “Zezéu foi um grande homem, um político de destacada atuação por onde passou, sua partida é uma grande perda para a Bahia e para o Partido dos Trabalhadores. Arquiteto e urbanista, ele foi um dos maiores defensores das políticas de habitação e da superação das desigualdades regionais no país. Fica aqui o agradecimento por tudo que passamos juntos, pelas contribuições que deu ao partido e à Bahia. Em sua memória decretamos três dias de luto oficial”.

Já o presidente do TCE, Inaldo da Paixão Santos Araújo, exaltou a capacidade e qualidade que demonstrou ao exercer as funções de conselheiro.“Lamento profundamente o falecimento do conselheiro e amigo Zezéu Ribeiro, uma pessoa que conseguiu conquistar o afeto e a consideração de todos no Tribunal de Contas do Estado, apesar do pouco tempo de convivência que com ele tivemos”, disse.

Em nota, o PT baiano também prestou homenagem ao ex-deputado federal: “O Grande Zezéu vai deixar uma lacuna nos diversos movimentos sociais, no parlamento e especialmente no Partido do Trabalhadores, onde teve uma atuação destacada, firme e corajosa nos diversos momentos que atravessamos, ardoroso defensor da ética e dos princípios partidários que jamais transigiu. Suas bandeiras das lutas por inclusão social, participação, democracia marcaram a trajetória de Zezéu, sempre guerreiro e firme das defesas e como também na elaboração e aprovação de Leis para dar voz e vez aos excluídos”.

O velório de Zezéu Ribeiro está ocorrendo no Palácio da Aclamação. O corpo dele será cremado às 11h de sexta-feira, 27 de fevereiro, no cemitério Jardim da Saudade.  Zezéu faleceu as 17h30 de quarta-feira (25), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele havia sido internado no início do ano, em estado grave, devido a uma hemorragia digestiva, e aguardava um transplante de fígado.
comfoconanoticia.blogspot.com

Nenhum comentário: