sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

BAHIA.


Apesar de ter saído da base de ACM Neto, PTN reclama do PT e acena com "independência" na Câmara

Apesar de ter saído da base de ACM Neto, PTN reclama do PT e acena com "independência" na Câmara
Foto: Tácio Moreira/Metropress
comfoconanoticia.blogspot.com
Quem pensa que o rompimento entre o PTN, do deputa- do federal João Carlos Bacelar, e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), é página virada está muito enganado. Enquanto o presidente estadual da legenda e agora diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), Maurício Bacelar, parece feliz por ter mudado para a base do governador Rui Costa (PT), a bancada da legenda na Câmara de Vereadores anda insatisfeita com o novo status de oposição na Casa. 

Mesmo tendo a segunda maior bancada do Legislativo Municipal, com quatro vereadores, o PTN se diz preterido nas decisões da bancada oposicionista, capitaneada pelo PT. Segundo o vereador Kiki Bispo, a relação do partido com a oposição começou mal. "A liderança da oposição foi escolhida e não opinamos. Já nas duas comissões, a de Orçamento e Constituição e Justiça, não indicamos nenhum membro. Por essa exclusão que o partido vem sofrendo 14 da oposição, a tendência é que nos tornemos independentes na Casa", explicou ao Jornal da Metrópole. 

 Nos bastidores, já se diz que a insatisfação dos vereadores com a oposição estaria levando o partido a uma reaproximação com o prefeito. Bispo, porém, nega. "Está descartado, porque o partido está inserido no governo. Temos o comando do Detran e nós, vereadores, seguimos as orientações do partido. Não vamos voltar com o apoio a Neto", destacou. A bancada do PTN deve se reunir esta semana com o presidente da Casa, Paulo Câmara (PSDB), para decidir seu posicionamento. Até agora, a legenda não tem nenhuma presidência de comissões - ocupa- das por Aladilce (PCdoB), Lessa (PT), Silvio Humberto (PSB) e Everaldo Augusto (PCdoB). 

Líder do PTN jura? "Estamos com Rui"
 O líder do PTN na Câmara de Vereadores, Toinho Carolino, reforça a tese do posiciona- mento independente do partido na Casa. "O PTN agora assumiu a bandeira de Rui Costa. São só boatos de que vamos voltar a apoiar o prefeito. Temos que manter de nossa posição de coerência e independência. Estamos com Rui e vamos permanecer por um bom tempo. Para o que estava, estamos melhor", ressaltou em conversa com o Jornal da Metrópole. 

 Para Carolino, o fato de o partido estar na oposição não significa que vai votar sempre contra Neto. "Não vamos fazer uma oposição áspera, muito menos ácida. Vamos discutir projeto por projeto. Não vamos radicalizar contra o prefeito. Isso não está na cartilha do PTN", completou. 

Base de Neto prevê: PTN será rival
Questionado se a saída do PTN enfraquecia a base de Neto na Câmara, o líder do governo na Casa, Joceval Rodrigues (PPS) foi direto e insinuou que o partido não vai rivalizar com a Prefeitura. "Não acredito que os vereadores do PTN queiram ficar contra um projeto que só está melhorando a cidade. O prefeito ACM Neto representa esse projeto. Não vai haver uma oposição por oposição aqui", falou. 

 Já o vereador Gilmar Santiago (PT), acredita que a oposição na Câmara se fortalece com a chegada do PTN. "A tendência é ter uma oposição mais forte na Casa com a chegada do PTN. Estaremos contribuindo para que o líder Suíca (PT) possa agregar toda a bancada do PT, PCdoB, PSB e PTN para que a gente possa cumprir com o papel que foi destinado à gente na eleição, que é apresentar o contraditório e contribuir para o desenvolvimento da cidade", afirmou.

Nenhum comentário: