sábado, 21 de julho de 2018

"QUEBRA-MOLA IRREGULAR" Moradores da rua Chile no Phoc I sofre com problema


Foto: Reprodução WhatsApp


Dentre as obras privadas em áreas públicas, uma das mais comuns (tanto em perímetro urbano como em rodovias) é a construção de quebra-molas. O problema é que lombadas sem sinalização adequada e fora dos padrões da legislação brasileira podem provocar desde avarias em veículos até graves acidentes de trânsito.

Moradores da rua Chile que fica situado no bairro do Phoc I, em Camaçari entraram em contato conosco para relatar um grande problema que vem prejudicando motoristas e motociclistas que residem na localidade e passam pela rua. 
Foto: Reprodução WhatsApp 

Segundo informações de populares, um morador acabou construindo um quebra-mola  de forma irregular com mais se 50 centímetros, onde está dificultando o trânsito, e dando prejuízos à proprietários de veículos. 

Ao tentar passar com sua motocicleta, um morador nos contou que para passar pelo QUEBRA-MOLA teve que descer de seu veículo pois a mesma acabou arrastando por conta da altura. 

Foto: Reprodução WhatsApp 

" Isso é um absurdo, tentei passar com minha moto fui obrigado a descer devido a altura do QUEBRA-MOLA, que parece mais um quebra-carro" disse um morador que preferiu não se identificar. 

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que disciplina o assunto no CBT (Código Brasileiro de Trânsito, lei federal nº 9.503/97), restringe a colocação de ondulações, lombadas ou quebra-molas, conforme a denominação que se queira dar a essas saliências incômodas.
Foto : Reprodução WhatsApp 

Diz o parágrafo único do artigo 94 da resolução 39/98 do Contran/Denatran: "É proibida a utilização de ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou pela entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo Contran".

A legislação prevê multa para quem coloca lombadas sem permissão. O responsável pelo quebra-molas irregular, se identificado, ainda poderá ser punido criminalmente por danos materiais e por homicídio. 

A População entrou em contato com a Superintendência de trânsito e Transporte de Camaçari (STT), mais até o momento não resolveram o problema. Os moradores pedem que o órgão remova o "QUEBRA-MOLA" Imediatamente. 

Vale ressaltar que a própria STT, iniciou uma operação para remover lombada, e quebra-molas irregulares no município mais não continuou com a operação, e a população continua construído irregularidades na cidade devido falta de fiscalizações. Lembrando também que este tipo de quebra-molas pode acarretar em um grave acidente.

Nenhum comentário: