segunda-feira, 27 de novembro de 2017

DEZEMBRO VERMELHO
Sesau Camaçari prepara programação na luta contra a AIDS

FOTO: blog do flávio
Foto: Reprodução
As ações começam no dia 1º de dezembro
Após o Outubro Rosa e o Novembro Azul que alertaram a população para prevenção do câncer de mama e próstata, chegou a vez do Dezembro Vermelho que tem o foco voltado para luta contra a AIDS. Em Camaçari, a Secretaria da Saúde (Sesau) está preparando diversas atividades para chamar a atenção da população para prevenção contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
As ações começam no dia 1º de dezembro com a atividade Fique Sabendo, na Praça Desembargador Montenegro, das 10h às 16h. No local, serão entregues preservativos e panfletos, com orientações sobre a importância da prevenção, do teste rápido e, no caso da descoberta da doença, o tratamento.
A Sesau, através do Centro de Referência e Especialidades em Saúde (CRES) e Diretoria de Atenção Básica (DAB) também ampliará a oferta de testes rápidos entre os dias 1 e 8 de dezembro. Nesse período serão 600 testes rápidos a mais disponíveis para população na sede do CRES e em todas as Unidades da Atenção Básica. Também serão realizados os exames  durante o Prefeitura dos Bairros, entre os dias 6 e 8 de dezembro.
No teste rápido são feitos exames de sorologia para HIV, sífilis, hepatite B e C. Atualmente é realizado diariamente por livre demanda no CRES, localizado na Rua Oito de Dezembro, nº 59, Centro (vizinho a antiga Previna), das 8 às 16h.
No dia 8 de dezembro, às 9h, no auditório da Secretaria de Governo (Segov), no Centro Administrativo, será realizada palestra para os profissionais de saúde e educadores com o tema Prevenção Combinada, desafios e estratégias.
O CRES é responsável pelo programa municipal de infecções sexualmente transmissíveis e tem como missão a atenção integral às pessoas portadoras das doenças. Atualmente o centro conta com equipe multidisciplinar para acompanhamento de 460 pacientes soro positivo para HIV. Além desses, outros 200 atendimentos de outras doenças sexualmente transmissíveis são realizados mensalmente.

Nenhum comentário: