segunda-feira, 27 de novembro de 2017

CAMAÇARI
Evento reúne educadores no Museu de Arte da Bahia

FOTO: BLOG DO FLÁVIO
Foto: Reprodução
Evento ocorre no dia 30 de Novembro
Camaçari fala sobre sua experiência com o Programa Paralápracá, que desenvolveu ações de formação para profissionais da educação infantil do município. Os conhecimentos serão compartilhados durante o seminário Diálogos sobre qualidade na educação infantil: a experiência Paralápracá, que vai ocorrer no dia 30 de novembro, das 9h às 18h, no Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador. O evento vai contar com a presença da secretária da Educação, Neurilene Martins, além de educadores e gestores da educação infantil.
Só este ano, 230 profissionais foram qualificados pelo programa e durante o evento, representando todos os educadores contemplados, Edna Matos, coordenadora pedagógica da Escola Comunitária Brincando e Criando, no bairro Novo Horizonte, fará relatos da prática.
O encontro tem o objetivo de promover diálogos sobre educação infantil de qualidade, bem como compartilhar práticas exitosas ocorridas no contexto do Paralapracá, frente de formação de profissionais da Educação Infantil, realizada pela Avante – Educação e Mobilização Social com apoio do Instituto C&A e em parceria com secretarias municipais de educação.
O Seminário, que será aberto pela Avante e Instituto C&A, está fundamentado no modelo do “Trocando em Miúdos”, uma tecnologia social da Avante, que promove intercâmbio de experiências, onde representantes de Camaçari, Maceió, em Alagoas, Maracanaú, no Ceará, Natal, no Rio Grande do Norte, e Olinda, em Pernambuco, também terão a oportunidade de compartilhar as conquistas e desafios enfrentados.
A programação inclui rodas de conversas temáticas, com a participação de especialistas. Pela manhã será sobre o tema “Participação infantil e educação de qualidade”, que tem como foco o direito das crianças à participação cidadã nos diversos contextos. À tarde, a roda de conversa será sobre “Políticas de Educação Infantil” e “Perspectivas inovadoras em formação presencial e a distância”.
Para fechar o evento, a apresentação cultural fica a cargo do grupo Canastra Real, que trará elementos da cultura da infância para encantar e entreter o público.
O Programa
O programa Paralapracá, com quatro anos de atuação no município, é uma frente voltada para profissionais da educação infantil, e o trabalho se desenvolve a partir da formação continuada de professores, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças, a fim de permitir o seu desenvolvimento integral. O Paralapracá acontece em parceria com as secretarias municipais de educação, valorizando, ampliando e fortalecendo os saberes de cada localidade em que é implementada.
O Paralapracá foi lançado em 2010 como um projeto do Programa Educação Infantil do Instituto C&A, originalmente focado na região Nordeste. Desde então, chegou a dez municípios em dois ciclos de implementação. No ano de 2015, com a chancela do Guia de Tecnologias Educacionais do MEC, ganhou caráter nacional.

Nenhum comentário: