segunda-feira, 30 de março de 2015

A proposta quer 'melhores condições de mobilidade' no estado
A proposta quer 'melhores condições de mobilidade' no estado
Acompanhantes de portadores de deficiência motora severa terão isenção pagamento do transporte coletivo intermunicipal, caso seja aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia projeto de lei que dispõe sobre tal benefício. A proposta quer “melhores condições de mobilidade” no estado.
“O portador da deficiência já possui o benefício da gratuidade no transporte público, mas ela de nada adianta se ele não pode se locomover sem o apoio de terceiros”, defendeu o deputado David Rios (Pros), autor da proposição.

O direito de gratuidade do transporte coletivo intermunicipal, para o acompanhante do deficiente motor, segundo a matéria, deverá ser garantido por meio do passe livre. Para tanto, os beneficiados devem comprovar que o deficiente não pode, nem com a ajuda de equipamentos médicos, se locomover independente de terceiros.

“O projeto de lei visa apenas efetivar um direito já garantido, mas que só pode ser exercido com o pagamento da passagem pelo acompanhante”, disse Rios. Ainda de acordo com o parlamentar, a comprovação se dará com um laudo médico do SUS, além de passar por vistoria social emitida pelo município e apresentar declaração de carência.

Nenhum comentário: