terça-feira, 31 de março de 2015

BRASIL Palocci se reúne com PT e novo ministro da Educação

Foto: Divulgação
Ex-ministro Antônio Palocci
A reunião de membros do PT com o novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, na manhã desta segunda-feira, 30, em São Paulo, contou com a participação do ex-ministro Antônio Palocci. Segundo petistas presentes no encontro, Palocci foi convidado por ser um membro do partido. Além de Palocci e Janine Ribeiro, estavam presentes o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, os diretores do Instituto Lula Paulo Okamotto Paulo Vannuchi e Luiz Dulci. O escritor Fernando Moraes foi mais um convidado a participar da conversa. Segundo dirigentes que estiveram no encontro, Janine falou sobre ética na política. Petistas disseram que o encontro já estava marcado antes da nomeação do ministro. A reunião foi realizada antes do encontro de Lula com a executiva nacional e os presidentes dos diretórios estaduais do PT e não foi divulgada para imprensa.
José Roberto Castro e Ana Fernandes, Agência Estado
31 de março de 2015, 06:45

BRASIL Convocação de greve geral na Argentina faz TAM e Gol cancelarem voos

As empresas aéreas TAM e GOL cancelaram seus voos para a Argentina, devido à greve geral convocada pelas centrais sindicais para hoje (31) no país. Em nota, a TAM informou que foram cancelados 19 voos: dois sairiam hoje do Brasil, em horários previstos para 21h30 e 21h39. Os voos saindo da Argentina e um de Assunção, no Paraguai, com destino a Buenos Aires, também foram cancelados. A companhia explicou que os passageiros afetados poderão remarcar a data da viagem para os próximos 15 dias, sem custos adicionais, ou então alterar o destino, sem aplicação de multas. A TAM informou que os clientes devem entrar em contato com a central de atendimento, no Brasil, 4002-5700 (capitais) e 0300-570-5700 (demais localidades). Na Argentina, o telefone é 0810-333-3333. Na Gol, foram seis voos cancelados: três saindo de São Paulo e três da Argentina. A empresa divulgou nota em que diz em que os clientes prejudicados pelos cancelamentos estão sendo procurados pela empresa para reacomodação em outros voos. Os telefones de contato no Brasil é 0800 704 0465 e, na Argentina, 0810 2663 131. Leia mais na Agência Brasil.
Marcelo Brandão, Agência Brasil
31 de março de 2015, 06:40

BRASIL Votação sobre dívida dos estados está mantida, diz Renan

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Romero Jucá, Joaquim Levy e Renan Calheiros
A votação do projeto de lei que obriga o governo federal a regulamentar, em até 30 dias, a aplicação do novo indexador da dívida dos estados está mantida para hoje (31). O projeto foi aprovado pela Câmara, na semana passada, e segue em regime de urgência no Senado, mesmo após a visita do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, ontem (30), ao presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), para tentar um acordo que impeça a votação. “A troca do indexador tem urgência constitucional, está na pauta, será apreciada hoje, salvo se houver acordo com os líderes, aí você derruba a urgência, mas por enquanto não há acordo”, afirmou Renan ao deixar a reunião. Segundo Renan, Levy apresentou para ele a mesma proposta que apresentou para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, após a liminar que concedeu ao município a prerrogativa de pagar parcelas menores da dívida com a União, com base no indexador aprovado no ano passado. “Ele acha que se houver um acordo perde o objeto, mas só se houver um acordo, porque está com urgência constitucional”, reiterou o presidente. Leia mais na Agência Brasil.
Mariana Jungmann, Agência Brasil
31 de março de 2015, 06:35

MUNDO Estados Unidos e Cuba fazem reunião para tratar de direitos humanos

Representantes dos Estados Unidos e de Cuba reúnem-se hoje (31) em Washington, no âmbito das negociações para restabelecer as relações diplomáticas entre os dois países. Desta vez, o tema do encontro será direitos humanos, de acordo com informações do governo cubano. Será a quarta reunião entre representantes das chancelarias desde dezembro do ano passado, quando os presidentes Raúl Castro e Barack Obama anunciaram as negociações para restabelecer as relações, interrompidas por 50 anos. Segundo o governo cubano, o diálogo bilateral sobre direitos humanos foi uma solicitação da ilha. “Cuba deseja que esse diálogo decorra em ambiente construtivo, sobre bases de reciprocidade, sem constrangimentos nem tratamentos discriminatórios e dentro do respeito da vontade soberana, da independência e da não ingerência nos assuntos internos dos países”, acrescentou Luis Pedroso, representante do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, em uma reportagem divulgada nos meios de comunicação oficiais do país. Leia mais na Agência Brasil.
Leandra Felipe, Agência Brasil

Nenhum comentário: