quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Aposentado agora poderá ter até nove contratos de empréstimo consignado


Foto: Reprodução
O INSS, através do Conselho Nacional de Previdência (CNP), alterou a resolução que regulamenta a concessão de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas. De acordo com o jornal o Globo, a mudança amplia de seis para nove a quantidade máxima de contratos ativos para empréstimo pessoal com desconto em folha.
A mudança não alterou a chamada margem consignável. Com isso, o aposentado continua podendo comprometer até 35% da renda com o consignado, sendo 30% com o empréstimo comum e 5% com o cartão de crédito, modalidade criada em 2015.
Apesar de possuir juros menores — atualmente em 2,14%—, quando comparado a outras modalidades de empréstimo (cheque especial, cartão de crédito e empréstimo pessoal), o consignado também é uma operação de crédito e haverá cobrança de juros.
Embora aumente as opções de crédito para o aposentado, a nova regra deve ser vista com cuidado, alertam especialistas. Antes de fazer qualquer contrato de empréstimo e assumir uma dívida, o consumidor deve sempre analisar se realmente precisa daquele dinheiro.

Nenhum comentário: