sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Leo Prates apresenta nomes que vão integrar Mesa Diretora para conduzir os trabalhos da Câmara

Próximo das eleições da presidência da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Leo Prates (DEM), candidato que já conseguiu a maioria dos votos necessários para a vitória, já está com sua chapa para a mesa diretora da Casa formada após articulações entre as forças políticas do Legislativo.
A eleição ocorre no próximo dia 2 de janeiro e deve selar a vitória de Prates como novo presidente da Casa para o próximo biênio 2017-2020. O vereador Hilton Coelho (PSOL) decidiu entrar na disputa pelo comando do Legislativo ao apresentar uma candidatura independente, mesmo sem o apoio de outros colegas.
Os nomes que vão compor a mesa diretora foram confirmados por aliados de Leo Prates. Já está definido que os doze cargos da mesa serão ocupados por vereadores de dez partidos diferentes, com a presença de duas mulheres e dez homens. Três dos integrantes da mesa são da oposição, um se diz independente e os demais são da base do prefeito ACM Neto (DEM). Cinco deles já ocupam alguma posição na atual mesa.
O nome do vereador Isnard Araújo (PSH) foi defiinido para assumir a primeira vice-presidência, algo que já vinha sendo especulado desde que retirou sua candidatura para apoiar Prates.
O presidente estadual do PHS, Junior Muniz, já havia afirmado que o partido se ofereceu para ocupar o posto na mesa para que Isnard apoiasse Prates. Atualmente, Isnard ocupa a terceira vice-presidência. Já a segunda vice-presidência ficou com o vereador Kiki Bispo (PTB), que, atualmente, ocupa a posição de primeiro secretário.
O vereador Orlando Palhinha (DEM), colega de partido de Prates, vai assumir a terceira vice-presidência, deixando a segunda secretaria, posição atual dele na mesa. O primeiro secretário será Toinho Carolino (PTN), integrante do primeiro partido da oposição que anunciou apoio ao democrata.
A segunda secretaria ficou com Joceval Rodrigues (PPS), que é o atual líder de governo na Câmara, e a terceira com Tiago Correia (PSDB). Ambos lançaram pré-candidatura para a presidência da Casa, mas abriram mão do pleito para apoiar o democrata. A quarta secretaria será comandada por Ana Rita Tavares, única representante do PMB no Legislativo.
Outro nome que já vinha sendo sondado era o do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), que ao qe tudo indica, vai comandar a Ouvidoria da Câmara. A ouvidora substituta será a vereadora Cátia Rodrigues (PHS), mesma posição que ocupa na atual composição da mesa.
O corregedor da Casa, vereador Edvaldo Brito (PSD), continua também na mesma função. O procurador da Casa será o vereador José Trindade (PSL). Quanto à liderança de governo, o favorito para ocupar a vaga deixada por Joceval Rodrigues é o vereador Henrique Carballal (PV), que atualmente é o ouvidor da Câmara.
A posse dos 43 vereadores vai ocorrer no próximo domingo, em solenidade no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal, às 14h30. Os trabalhos serão dirigidos pelo vereador Paulo Câmara (PSDB), atual presidente da Casa.
Formada a mesa de trabalho, o presidente convidará dois vereadores para assumirem a secretaria durante a sessão solene e vai designar um deles para proceder à chamada nominal de todos os vereadores, por ordem alfabética.
No dia seguinte (2 de janeiro), às 9h, os vereadores voltam ao Plenário Cosme de Farias, desta vez, para eleger a mesa diretora do primeiro período da 18ª Legislativa.
Após as eleições de outubro, Leo Prates e outros quatro vereadores – Isnard Araújo (PHS), Geraldo Júnior (SD), Tiago Correia (PSDB) e Joceval Rodrigues (PPS) – formaram o movimento Câmara Democrática, em oposição à reeleição de Paulo Câmara, que inicialmente deseja comandar o Legislativo novamente.
O combinado entre eles era que aquele que obtivesse mais apoio seria escolhido o candidato do grupo. Aos poucos, os aliados foram desistindo de suas candidaturas para apoiar Prates.
Os últimos partidos a anunciarem apoio ao democrata foram o PCdoB e o PSB, que têm três vereadores e declararam na terça-feira (28), a opção por Prates depois de acatar 17 pontos reivindicados pelas legendas.
Foto: Mathias Jaimes/TV Servidor

Nenhum comentário: