terça-feira, 24 de novembro de 2015

Coordenadores da comissão de implantação da UFBA inspecionaram o antigo prédio do Ceped (Foto: Aristeu Chagas)
Coordenadores da comissão de implantação da UFBA inspecionaram o antigo prédio do Ceped (Foto: Aristeu Chagas)
O processo de transição do Centro de Tecnologia e Inovação da Bahia de Todos os Santos Carlos Marighella, o Campus da UFBA de Camaçari, teve início nesta sexta-feira (20/11), oportunidade em que os coordenadores da comissão de implantação da instituição no Município inspecionaram o antigo prédio do Ceped (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento), local onde a universidade será instalada, para definir onde funcionará o gabinete que vai abrigar o grupo de trabalho do Campus.
O processo de transição acontece em apenas quatro dias após o Campus ter o nome aprovado pelo Conselho Universitário da UFBA (Universidade Federal da Bahia). A partir da instalação no local, os coordenadores da comissão de implantação da instituição no Município, Augusto Loureiro da Costa e Francisco Gaudêncio Freires, assessor do Pró-Reitor e coordenador Acadêmico de Graduação, respectivamente, irão definir quais laboratórios serão readequados para abrigar as primeiras atividades acadêmicas e as estratégias para iniciar as obras de intervenção do espaço físico. O início das aulas será no primeiro semestre de 2016, previsto para iniciar em maio em função da mudança do calendário da universidade após a greve dos professores.
Orgulhoso, o prefeito Ademar Delgado destacou que a vinda da UFBA para Camaçari é resultado de um esforço coletivo e do empenho do governo municipal. “Esta é mais uma iniciativa que ficará marcada na cidade como ação de investimento na formação, qualificação e na oferta de melhores oportunidades para as pessoas”, frisou.
Em alusão à data de nascimento de Carlos Marighella, advogado e ativista político-revolucionário brasileiro assassinado pela ditadura civil-militar (1964-1985), o gabinete que abrigará o grupo de trabalho do Campus será inaugurado em 5 de dezembro.
De acordo com a UFBA serão ofertadas 150 vagas na área das Engenharias para o Campus de Camaçari. Sendo de Materiais, de Energia, de Computação, de Controle e Automação, além de Automotiva. O ingresso será através do Bacharelado em Ciências, Tecnologia em Inovação. A seleção dos alunos será feita pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Estiveram presentes no encontro os secretários municipais de Educação, Márcio Neves, da Cidadania e Inclusão, Fábio Pereira, de Relações Institucionais, Demétrius Moura, de Governo, Jailce Andrade, da Administração, Lezineide Andrade, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, e do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Luis Orlando de Oliveira. O ouvidor municipal Temistocles Mattos e o diretor-superintendente do ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal), Renato Reis Brito, também estiveram presentes.
Ainda participaram os vereadores Elias Natan (PV) e Jackson Josué (SD), além do deputado estadual Bira Corôa (PT) e do diretor do Ceped, Miguel Azcona.

Nenhum comentário: