quinta-feira, 28 de maio de 2015

Nesta quinta (28) a Casa deverá votar o mudanças no tempo do mandato, de quatro para cinco anos (Foto: Luis  Macedo/Câmara dos Deputados)
Nesta quinta (28) a Casa deverá votar o mudanças no tempo do mandato, de quatro para cinco anos (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
A reeleição no Brasil foi aprovada em 1997, na gestão do ex-presidente FHC, cuja votação recebe inúmeras denúncias de compra de votos. Dezoito anos depois, na noite desta quarta-feira (27), a Câmara dos Deputados aprovou o fim da reeleição para os cargos de presidente, governador e prefeito, com o placar de por 452 votos a 19. Quase uma unanimidade entre governistas e oposição. Nesta quinta (28) a Casa deverá votar o mudanças no tempo do mandato, de quatro para cinco anos.
Caso passe também no Senado e seja sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, a partir das eleições de 2018 a nova lei entrará em vigor. A proposta é um dos itens do projeto de Reforma Política (PEC 182/07), que vem sendo apreciado desde o último dia 26.

A nova regra não se aplicará para a presidenta da República, Dilma, nem aos governadores eleitos ano passado, como Rui Costa, aqui na Bahia. Os prefeitos eleitos em 2012 também não são alcançados pela matéria aprovada.

Nenhum comentário: