terça-feira, 20 de março de 2018

RECEITA FEDERAL (CAMAÇARI)
Posto de atendimento é inaugurado na Casa do Trabalho


Foto: Tiago Pacheco
Entrega do posto de Autoatendimento da RFB
Diante das dificuldades da população do município, que ficou quase quatro anos sem poder contar com os serviços da Delegacia da Receita Federal do Brasil (RFB), a Prefeitura de Camaçari conseguiu trazer o posto de Autoatendimento Orientado da RFB, que vai contar com parte das atividades oferecidas pelo órgão. A entrega foi concretizada nesta segunda-feira (19/3), na Casa do Trabalho, onde funcionará o posto, resultado do empenho e gestão do governo municipal junto à Receita.
O posto já inicia a operação nesta terça-feira (20/3), a partir das 8h e vai oferecer diversos serviços para pessoas físicas, sendo o primeiro posto nessa modalidade na Bahia. A instalação do posto é um esforço da gestão junto à Receita Federal, que entendeu a importância dos serviços no município.
Para contar com o autoatendimento, a Prefeitura de Camaçari firmou um Termo de Cooperação Técnica com RFB e disponibilizou, além de estrutura física e tecnológica, cinco servidores municipais. A intenção foi facilitar o dia a dia dos contribuintes, que antes precisavam se deslocar até a unidade mais próxima, localizada em Lauro de Freitas.
Mas agora, sob orientação, poderão obter serviços e informações por meio do site da RFB, na internet, e também do portal virtual de atendimento e-CAC.
“Nós não vamos nos acomodar somente com esta unidade. Vamos brigar por uma sede da Receita Federal em nosso município”, comentou o prefeito Elinaldo Araújo, que esteve presente durante a inauguração do posto.
Dona Rita Sena, moradora da Gleba C, se sentiu aliviada por não ter mais que se deslocar para a cidade de Lauro de Freitas, local em que foi deslocada a Receita Federal. “Era ruim, por que eu gastava combustível, pedágio, estacionamento e perdia muito tempo, agora está muito melhor, muito mais perto, estávamos precisando”, respondeu.
O Delegado da RFB em Lauro de Freitas, Dr. Miguel Castro, ressaltou a importância do empenho da Prefeitura de Camaçari em ter um posto de atendimento na cidade. “Camaçari é uma cidade rica e tem uma população que precisa do atendimento da Receita. A prefeitura nos ajudou muito nesta parceria”, disse. De acordo com o Delegado da RFB, servidores do município, que receberam treinamento, farão o atendimento ao público, orientando sobre os serviços prestados.
No espaço, que vai funcionar das 8h às 14h, a população poderá realizar, inicialmente, agendamento de serviços na Receita Federal, obter código de acesso ao Centro de Atendimento Virtual (Portal e-CAC), obter comprovante de inscrição no CPF, consultar informações cadastrais no CPF e sobre Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), demonstração sobre obtenção de informações no conteúdo do sítio RFB, emissão de Certidão Pessoa Física, inscrição no CPF e regularização/alteração de informações cadastrais no CPF.

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