terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Salvador espera receber 700 mil turistas durante o carnaval


 
Com o tema "Vem Curtir a Rua", o carnaval de Salvador desse ano terá dez dias de blocos nas ruas e 685 atrações musicais, distribuídos em sete circuitos, nove bairros e três ilhas. Com isso, a expectativa da prefeitura, é receber 700 mil turistas no período, 100 mil a mais do que em 2015. Ao todo, o público esperado é de 2 milhões de pessoas em 25 quilômetros de ruas e avenidas.
 
De acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos da Bahia (Agerba), nos cinco dias de folia momesca, cerca de 125 mil pessoas devem desembarcar no terminal rodoviário da cidade. Por conta disso, foram disponibilizados 360 horários extras de passagens, além dos 540 que já funcionam diariamente. Ainda segundo a Agerba, os destinos mais procurados pelos baianos que preferem uma folia mais tranquila são: Litoral Norte, Porto Seguro, Itacaré, Ilhéus, Barreiras, Chapada Diamantina, localidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e todo o Recôncavo Baiano. 
 
O balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) espera que transitem durante o período de festas, cerca de 45 mil pessoas no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães. O aumento é de 40% em relação ao movimento do resto do ano, uma média de 25 mil transeuntes por dia. 
 
Já o setor turístico apresenta uma expectativa de ocupação acima de 95% durante o período da festa, de acordo com pesquisa recente feita pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, na Bahia (ABIH-BA).
 
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), ainda não divulgou o balanço de quantas pessoas devem chegar a capital baiana pelas estradas.
 
Para tentar atrair os turistas mais cedo, Salvador também prepara o Pré-Carnaval nesse final de semana (30 e 31 de janeiro). No sábado (30), no novo Circuito Orlando Tapajós, haverá o Fuzuê, com apresentação de bandas e blocos percussivos. No domingo (31), será a vez do já consolidado Furdunço, onde apenas mini-trios elétricos serão permitidos.
 
O Carnaval 2016 recebeu um investimento da prefeitura de 50 milhões, dos quais 35 milhões foram captados com patrocinadores. A estimativa é que no período de festa sejam movimentados cerca de 1,5 bilhão de reais e criados 250  mil empregos diretos e indiretos.

Nenhum comentário: