terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Reuniões com Rui encaminham Pinheiro como candidato do PT em Salvador


Poucos detalhes separam o “não sairei candidato”, promessa feita publicamente por Walter Pinheiro, em agosto do ano passado, da confirmação do senador como o nome petista para disputar a prefeitura de Salvador. Após dois encontros com o gestor estadual, na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, fontes petistas dão como certa a mudança de ideia de Pinheiro, respaldada pelo o que chamam de “interesse arrebatador” do governador.
Pesam a favor da vontade já não mais contida de Rui Costa o perfil independente de Walter Pinheiro, o fato de o petista ser o nome mais conhecido popularmente dentre os possíveis candidatos petistas (Valmir Assunção, Juca Ferreira e Gilmar Santiago), e também por ser considerado um quadro que se manteve distante – e até criticou – o envolvimento de integrantes do partido em escândalos de corrupção.
Confortável com o interesse do governador e a tentativa de persuasão, Pinheiro teria condicionado a possibilidade de mudar de ideia e sair candidato a prefeito de Salvador a uma garantia de que Rui Costa entrará ‘de cabeça’ na campanha, de forma mais incisiva do que fez, por exemplo, o ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, nas últimas eleições municipais.
Outro desenho que teria sido construído na reunião foi, no caso de uma derrota para o prefeito ACM Neto nas eleições este ano. A candidatura de Walter Pinheiro também passaria pela garantia da vaga na candidatura ao Senado com direito a todo o apoio do governo.
Apesar de ser quase que unanimemente, dentro do ninho petista, o pré-candidato com mais possibilidades de atrapalhar a reeleição do prefeito ACM Neto, Pinheiro ainda encontra resistência de setores ligados ao movimento negro e à ala feminista da legenda.
A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Walter Pinheiro, que não negou as reuniões que Rui Costa, mas alegou que o senador “tem muitos outros assuntos a tratar com o governador da Bahia, além das eleições municipais deste ano”.

Nenhum comentário: