segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Camaçari comemora 257 anos de fundação
Camaçari comemora 257 anos de fundação
Dos poucos mais de 1 mil habitantes, lá para os idos de 1558, quando começa a história de Camaçari, nas margens do rio Joanes, quando ainda era uma remota Aldeia do Divino Espírito Santo, sob a benção dos padres jesuítas João Gonçalves e Antônio Rodrigues, o município ganhou musculatura. Hoje, nas vésperas de celebrar seus 257 anos de emancipação política, para além de sua constituição anterior, a cidade ostenta uma população com mais de 280 mil habitantes, belezas naturais ímpares em sua orla marítima e o potencial financeiro por ter o maior complexo industrial integrado da América Latina.
Marcas do desenvolvimento são comuns na trajetória deste município, que virou referência em todo o estado, no Brasil e também no mundo, não apenas pela vocação industrial, mas também pela referência em projetos e serviços inovadores para sua população.
O complexo multicultural e fonte de saberes chamado Cidade do Saber é prova inegável disto. Camaçari ganhou o mundo com bons exemplos e talentos que não param de brotar deste bem sucedido projeto. Inspiração para outras gestões públicas país a fora.

Apesar de ainda possuir mazelas sociais, os elevados índices de violência sendo um dos seus piores, o município expira avanços no social, nas artes e nos esportes. Seu povo, diverso, natural dessas terras, mas também agregados, são seu maior trunfo.
Vetor econômico da principal região metropolitana do estado, Camaçari, como um embrião promissor, ao completar 257 anos de emancipação política, somados aos séculos de existência como Aldeia, Vilarejo e similares, tem tudo para se tornar uma grande potência, ainda mais transformadora, para a Bahia.

Salve Camaçari, seu povo, sua história!

Nenhum comentário: