domingo, 24 de fevereiro de 2019

Festa de Arembepe é pauta de reunião


A cada ano a Festa de Arembepe se supera e 2019 promete a mesma qualidade e um pouquinho mais. O governo já concentra esforços para mobilizar todas as secretarias municipais e órgãos envolvidos na realização do evento como forma de garantir mais um ano de sucesso, marcado pela alegria e tranquilidade. O primeiro encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (22/2) e reuniu representantes da administração, de entidades e da área de segurança pública, que durante o encontro fizeram importantes considerações e falaram sobre as necessidades de cada setor.
A primeira novidade fica por conta do novo conceito do evento que também é o tema desse ano e prenuncia “Mais que uma festa, um festival”, já que o local é conhecido como “paraíso da contracultura”, que há 50 anos entrou para o mundo da fama e tornou notória a Aldeia Hippie como lugar escolhido para refúgio de diversas celebridades da época.
O novo formato pretende ressaltar e evidenciar a pluralidade trazendo a variedade de ritmos para agradar diferentes públicos. A tradicional Lavagem de Arembepe acontecerá de 29 de março a 1º de abril, e nos quatro dias de festa cerca de 120 mil pessoas vão contar com atrações nacionais, regionais e locais. O evento encerra o ciclo de festas populares do município e do verão baiano.
Além de muita música o público contará com a mesma megaestrutura oferecida nos anos anteriores. Os foliões vão dispor do palco da Arena, principal ponto da festa e que ficará instalado no mesmo local das edições passadas, em uma área de 8 mil metros quadrados, situada na via de acesso principal da localidade, onde serão montadas também cerca de 100 barracas de bebidas e comidas variadas.
As pessoas vão contar ainda com outros três palcos, o da Alegria, na Praça Salustiano Santiago de Souza (antiga Amendoeiras), o Trio Parado, na Praça Isaac Marambaia e o Eletrônico, na Praça Tia Deja (antiga Coqueiros), que em 2018 foi oferecido gratuitamente por DJ’s do município, e em 2019 será incorporada à grade de programação da festa.
Ao longo dos quatro dias de festa cerca de 30 blocos vão desfilar pelas ruas de Arembepe e fazer a alegria de crianças, jovens e adultos. O festejo tem espaço garantido também para o rito sagrado que acontecerá na sexta-feira (29/3), às 10h, saindo da Cocobeira em direção a Praça das Amendoeiras, num cortejo cheio de fé e devoção acompanhado por baianas, grupos culturais, bandas de sopro, minitrios e o mais importante, devotos e membros da comunidade.
Tudo é pensado com muito cuidado e atenção para que nativos e visitantes possam curtir a festa com tranquilidade, e para isso, cerca de 2 mil profissionais, entre policiais civis, militares, seguranças particulares, bombeiros, agentes da Defesa Civil e do Juizado da infância e Juventude  vão atuar no evento, que terá, como de costume, câmeras de videomonitoramento na Arena e ampliando o alcance de cobertura, esse ano será estendido também para as praças.
Preocupados em assegurar acessibilidade, a Prefeitura disponibilizará uma área destinadas às pessoas com deficiência e com pouca mobilidade. A grade de atrações será divulgada logo após o Carnaval. O ciclo das tradicionais lavagens e festas populares da Costa de Camaçari é realizado pela administração pública, através das secretarias e órgãos institucionais.

Nenhum comentário: