sábado, 29 de julho de 2017

Após pedido da defesa de Lula, Moro confirma depoimento presencial em Curitiba, em setembro

Após pedido da defesa de Lula, Moro confirma depoimento presencial em Curitiba, em setembro
Foto: BLOG DO FLÁVIO
O juiz Sérgio Moro decidiu que o interrogatório no processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que investiga suspeitas envolvendo um terreno em São Paulo e um apartamento em São Bernardo do Campo, será presencial. O juiz chegou a sugerir que o depoimento fosse dado por meio de videoconferência, alegando que foi necessário um amplo esquema de segurança no depoimento prestado por Lula no processo referente ao triplex em Guarujá, em que o ex-presidente acabou condenado a nove anos e meio de prisão. A Polícia Militar (PM) informou que gastou R$ 110 mil no esquema de segurança.
Por sua vez, a defesa do petista foi contra a sugestão e pediu para que oitiva seja realizada pessoalmente. Em nota enviada à imprensa, o advogado Cristiano Zanin Martins afirmou que a lei "assegura ao acusado o direito de ser interrogado presencialmente pelo juiz da causa". Segundo ele, "nenhuma alegação de 'gastos desnecessários' se mostra juridicamente válida para alterar a regra do interrogatório presencial estabelecida na lei".
Nessa ação, Lula responde pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O Ministério Público Federal (MPF) acusa o ex-presidente de receber propina da Odebrecht. Segundo a MPF, a Construtora Norberto Odebrecht pagou R$ 12.422.000 pelo terreno onde seria construída a nova sede do Instituto Lula. O interrogatório está agendado para o dia 13 de setembro, em Curitiba.

Nenhum comentário: