quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Prefeitura de Camaçari já registrou mais de 10 mil marcações nos primeiros 15 dias.

FOTO: ARQUIVO
Foto: Arquivo
Central de Regulação
A Secretaria de Saúde de Camaçari fez um balanço dos primeiros 15 dias após o retorno das marcações de consultas e exames nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família. Ao todo foram mais de 10 mil marcações, entre exames laboratoriais (cerca de 5.300), cardiologia, urologia, endocrinologia, otorrino, dermatologia, pneumologia, eco cardiogramas, holter e mapa, endoscopias, fisioterapias, cirurgião geral, cirurgia de cabeça e pescoço, entre outros. Mais de 300 pacientes já foram encaminhados para avaliação com cirurgiões.
“Isso é resultado de um trabalho sério que implantamos com o apoio de toda a equipe, tanto da Regulação como dos postos de saúde, onde hoje estão acontecendo as marcações. É um número grande de procedimentos, mas não podemos diminuir o ritmo de trabalho, pois existe uma demanda reprimida enorme de pessoas esperando a marcação de exames, consultas e até cirurgias desde o ano passado”, afirma o secretário de Saúde, Elias Natan.
Diretora da Central de Regulação, Liliam Costa, ressalta que dos usuários convocados, que tinham guias de exames na Regulação, há quase dois anos, para procedimentos em Salvador, como cintilografia, muitos já compareceram e foram encaminhados para realização dos exames em hospitais como o São Raphael e o recém-inaugurado Hospital da Mulher. “Esses pacientes que são encaminhados para Salvador são em virtude da ausência do procedimento na nossa rede própria ou conveniada”, explica.
Ainda há alguns procedimentos que não estão disponíveis para marcação, contudo já foi possível mudar a realidade encontrada no sistema de marcação que antes acontecia somente um dia na semana e centralizado num único local. Hoje a população pode marcar sua consulta ou exame no posto de saúde de seu bairro. Tendo a vaga ele já sai de lá com data marcada. Não tendo a vaga para o exame solicitado pelo médico, a unidade de saúde envia a solicitação para Regulação que irá providenciar o exame junto à rede conveniada e posteriormente avisará ao mesmo.
A nota triste é que, com o acompanhamento dessas marcações até a realização dos procedimentos, a Regulação detectou que cerca de 60% dos pacientes que tiveram suas consultas ou exames marcados não compareceram no dia agendado.
“Isso é um problema grave. Pois, além dessas pessoas ocuparem a vaga de outra, nos traz um problema com os prestadores de serviço da rede conveniada. Pois, passamos para os prestadores uma relação de marcações para determinado procedimento em determinado dia. E quando os pacientes não aparecem, como já ocorreu de não comparecer ninguém para consulta de cardiologia, quando tinham mais de 10 marcados para o dia, a clínica conveniada tem que pagar o dia trabalhado do médico, mas não tem como faturar junto à Prefeitura, pois os pacientes não foram”, salienta Liliam Costa.
Para evitar tantas ausências, algumas unidades de saúde estão adotando a medida de que o paciente não comparecer ao exame marcado terá que ir para o final da fila aguardar uma nova data.
A Central de Regulação pede que pacientes que têm solicitação de exame pré-operatório, gestantes com ultrassom pendente, pacientes com solicitação de fisioterapia, oftalmologia, dermatologia e otorrino, compareçam à sua unidade de saúde de origem para agendamento e autorização dos procedimentos.

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