quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Requalificação da APAE Camaçari  é entregue e servidores da educação especial são empossados

Blog do Flavio Oliveira

Na quarta-feira (3/9) foi um dia muito importante para a educação especial em Camaçari. É que foi realizada a cerimônia de entrega da requalificação do Cento de Educação Especial/ Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Camaçari e a posse de 21 cuidadores educacionais e um intérprete de libras, na sede da instituição, localizada no bairro Camaçari de Dentro.
O prefeito Elinaldo Araújo afirmou estar muito feliz e emocionado por estar no local, compartilhando desse momento que segundo o gestor é marcante e de importância ímpar. “Vamos cuidar para atender mais escolas e cuidar de matricular esses alunos nas escolas que tenham os cuidadores”.
Também muito emocionada, a secretária de Educação, Neurilene Martins, falou sobre a contribuição dos novos servidores. “Pela primeira vez na história de Camaçari, nós teremos nas escolas os cuidadores educacionais, brailistas e os intérpretes de libras. Essas pessoas vão integrar nossa equipe dentro das unidades escolares e melhorar o atendimento da educação especial na perspectiva da inclusão”.


As obras realizadas no local foram: no telhado, com troca do madeiramento condenado e telhas, retirada de forros de madeira com cupim, instalação de forro e ampliação da cobertura da área de recreação; nas paredes, com recuperação de reboco e instalação de cerâmica e pintura em tinta acrílica interna e externamente; elétrica, que realizou troca de fiação e quadros de distribuição completos, além da substituição de luminárias e lâmpadas de todos os ambientes; revisão hidráulica geral, novas instalações de água e esgoto para os sanitários e cozinha e construção de pia de escovação e bebedouro.
Blog do Flavio Oliveira
Os serviços continuaram com a instalação de piso de alta resistência em toda unidade, inclusive circulação e pátio de recreação coberto, além da correção no pátio de recreação. Foi realizada ainda troca das janelas de madeira infectadas por cupins por esquadrias de alumínio e vidro, troca de portões de entrada, instalação de grades nos acessos externos e revisão das existentes, e paisagismo, com recuperação dos canteiros com meio fio e grama, mantendo plantas ornamentais existentes.
O Centro de Educação Especial/APAE promove a prevenção e a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual, auditiva, e/ou outras necessidades especiais produzindo e difundindo conhecimento. A diretora do espaço, Adalgisa Leitão, disse que este é um dia de alegria pela reforma, que considera “uma reinauguração”, e o agradecimento foi reafirmado pela presidente da APAE, Licia Mattos Silva.
O aluno Reginaldo Santos Barroso agradeceu ao prefeito Elinaldo Araújo pela requalificação em nome de todos os estudantes da instituição. Já a mãe de um dos atendidos, Angela de Souza, 40 anos, destacou a importância do local para o desenvolvimento do filho. “Dá autonomia para ele, que aprendeu muitas coisas aqui. Está se desenvolvendo mais, é uma melhora pra mim e pra toda família”.
O prefeito Elinaldo, a secretária Neurilene Martins e o secretário de Turismo, Gilvan Souza, receberam troféus de “Amigo da APAE”, em reconhecimento ao apoio e dedicação à instituição que atende 220 alunos.
Durante a cerimônia ainda se apresentaram os alunos Fernanda e Gilmar, que foram campeões Baianos de Dança de Salão e que em novembro vão para Manaus (AM) para a competição nacional. Estavam presentes, a primeira-dama, Ivana Paula, e a presidente o Conselho Municipal de Educação, Lenieverson Nascimento.

Nenhum comentário: