sexta-feira, 26 de abril de 2019

Requalificações de escolas em Camaçari seguem em ritmo acelerado

Blog do Flavio Oliveira


A educação de Camaçari nunca viu tantas obras acontecerem ao mesmo tempo. Isso reflete o compromisso da gestão do município em oferecer um ensino de qualidade, com espaços escolares pensados e cuidados como lugares educativos, em que os alunos sintam prazer de retornar todos os dias. Com esse conceito, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), conta com 29 das 102 escolas da rede municipal com obras em andamento.
Do total das unidades em intervenção, cerca de 40% estão próximas de serem finalizadas, em torno de 30% encontra-se em estágio bem avançado da obra e os outros 30% em estágio inicial da requalificação. Para dar celeridade, a Seduc dividiu o total de escola do município em cinco lotes, cada um destinado a uma empresa diferente, contratadas por meio de processo licitatório.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, ressaltou que do ponto de vista de infraestrutura, a Seduc nunca esteve tão potente. “Estamos trabalhando nos quatro cantos da cidade. Nós temos um parque de escolas grandes e antigas e precisam de uma atenção especial e nós estamos focados em dar essa assistência, tanto que contamos com diversas empresas trabalhando ao mesmo tempo”, explicou a gestora.
Algumas intervenções mais complexas foram iniciadas já no final de 2018, como é o caso do Colégio São Tomaz de Cantuária que teve serviços de drenagem, e foram expandidas em larga escala em 2019. A previsão de investimentos das requalificações é de R$ 11 milhões e a expectativa é de que, até junho, 100% das unidades sejam atendidas. “Toda prioridade tem sido dada do ponto de vista orçamentário porque, de fato, isso gera um bem-estar pra toda comunidade escolar e é isso que desejamos para nossos alunos, seus familiares, professores e não docentes”, finalizou Neurilene.
Além das demandas específicas de cada unidade, as escolas possuem necessidades comuns, passando por intervenções como pintura geral,revisão de telhado, esquadrias, elétrica, hidráulica e hidrosanitárias, além da substituição de revestimento cerâmico da cozinha e banheiros. A acessibilidade é ponto de destaque na lista de trabalhos a serem executados nos centro educacionais da cidade, com isso os banheiros estão sendo adequados para atender pessoas com deficiências e rampas de acesso estão sendo construídas.
Entre as 29escolas contempladas com as ações de melhoria estão a Pestalozzi e a APAE, que atendem pessoas com deficiências e ambas contam com mais de 50% da obra concluída. A APAE passa por grandes intervenções e será totalmente restaurada. As melhorias na Escola Normal de Camaçari, situada no centro da cidade, iniciaram em fevereiro e tem 75% dos serviços realizados. Já no Centro Educacional Paulo Freire, 35% das benfeitorias foram realizadas e a Escola Municipal Helena Celestino de Magalhães, no Gravatá, já chega a 55%.
O Colégio São Tomaz de Cantuária e a Escola Virgínia Reis Tude são exemplos de centro educacionais já em fase final de obras. O mesmo acontece com as escolas municipais Neuza Menezes Barreto, no Parque Satélite, Cleusa Maria de Carvalho Moreira, no Camaçari de Dentro, e Parque Florestal, no bairro que dá nome à unidade.
As obras foram recém-iniciadas no Centro Educacional Santo Antonio e nas escolas Parque Verde e Félix Joaquim de Moraes. Esta última, localizada no bairro Camaçari de Dentro, deixará de atender alunos do fundamental II e passará a atuar na área de educação infantil. No projeto, além de banheiros com fraldário, as salas terão janelas com até um metro de altura para que as crianças possam interagir com o ambiente externo e solários ao fundo de cada sala, que permitirão aos pequenos tomar banho de sol. A expectativa é de que na segunda-feira (29/4) uma equipe inicie a requalificação da Escola do Natal.
Os Centros Integrados de Educação Infantil também serão contemplados com a ação, e as requalificações já começaram nas unidades da Gleba E e Areias, ambas com 80% das intervenções executadas, do Parque Real Serra Verde e de Arembepe, com mais de 70%, do Verdes Horizontes e Phoc II, com 50%, e do Santa Maria, com 35%.
Duas empresas estão dedicadas à revitalização das escolas da Costa de Camaçari. Por lá, nove unidades estão em obras. A Escola Municipal Rural do Jordão, no Jordão, o Centro Educacional Darcy Ribeiro, em Barra do Jacuípe, e a Escola Municipal Américo Ferreira dos Santos estão 90% concluída. Já as unidades municipais de Sucupira e o Centro Educacional Marquês de Abrantes estão com 60%. As escolas Nossa Senhora Santana e Maclina Maria da Glória já estão com a metade do serviço realizado. As últimas quatro unidades ficam localizadas em Vila de Abrantes.
Em Barra do Pojuca, a Escola Municipal Santa Luzia também está com obra em andamento e já chegou à metade dos serviços previstos para o local, enquanto que a Sílvio Pereira Franco, em Catú de Abrantes, está com 35%.


“Mesmo com diversas frentes de trabalho espalhadas por todo o município, as ações de manutenção básica da rede municipal de ensino continuam sendo realizadas”, explicou a engenheira Carla Reis, responsável pela área de infraestrutura da Seduc, que trabalha de forma conjunta com a arquiteta, Luzimar Alves.

Nenhum comentário: