BAHIA
Rui Costa questiona metodologia do Diagnóstico dos Homicídios: "Que seja adotado critério único"
Pesquisa divulgada na semana passada aponta Bahia como o estado com o maior número homicídios do país
O governador Rui Costa afirmou que irá fazer um questionamento formal à metodologia do Diagnóstico dos Homicídios no Brasil ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
A pesquisa, divulgada na última quinta-feira (15) pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligada ao ministério, aponta a Bahia como o estado com o maior número homicídios do país. O dado é relativo ao ano de 2014 e refere-se a número absoluto.
(Foto: Arquivo CORREIO)
|
Segundo o governador, o documento que questiona a pesquisa será encaminhado ainda esta semana ao Ministério da Justiça e à Presidência da República. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do estado da Bahia classifica, inicialmente, qualquer morte com sinais de violência como homicídio, exceto em casos especiais, que contabilizaram, em 2014, 4,6% do total de registros. Em outros estados brasileiros, grande parte das ocorrências é computada como 'mortes a esclarecer'.
“Os critérios para que uma ocorrência seja tipificada como morte a esclarecer são claros, mas é nítida a distorção dessa categoria em alguns estados. Continuaremos divulgando nossos dados com transparência, independente da posição que a Bahia ocupe no ranking nacional de homicídios. O que pedimos ao Ministério da Justiça é que seja adotado um critério único para todos os estados, pois os resultados continuarão sem refletir a realidade de cada região, não contribuindo de forma efetiva na construção de políticas de Segurança Pública”, pontuou Rui Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário