Blog do Flavio Oliveira
Entoando o lema “Vidas alheias e riquezas salvar”, 20 alunos da Escola Municipal Professor José Alan Ribeiro Paz, localizada no bairro Gleba C, foram certificados como Brigadistas Mirins na manhã desta sexta-feira (17/5). A cerimônia de certificação, que aconteceu na própria unidade escolar, emocionou a todos os presentes.
Esta é a primeira turma de brigadistas mirins formada no município, fruto do projeto piloto do 10º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), que pretende formar estudantes para realizar ações de socorro, como, prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros, ética e cidadania, noções de combate a incêndio florestal e ordem unida, entre outros, além de torná-los multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.
A formação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Educação (Seduc), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e o Ministério Público. As aulas de capacitação dos estudantes foram realizadas pelo 10º GBM.
Eu seu discurso, a secretária da Educação, Neurilene Martins, falou do ganho que o curso trouxe, do ponto de vista da construção da cidadania. “Com a capacitação de brigadistas mirins, os alunos têm agora uma missão muito importante, a de salvar vidas, a de cuidar do outro, a de ser solidário com o próximo, enfim. Sou imensamente grata ao 10º GBM por construir tudo isso conosco através desse projeto, que, no que depender de nós, será multiplicado em todas as escolas municipais”, destacou.
A capacitação contemplou alunos das turmas do 4º e 5º ano da unidade, que participaram de forma voluntária e com a devida autorização dos pais e/ou responsáveis. O treinamento teve duração de 40 horas/aula, dividida entre teoria e prática. A previsão é de que a próxima escola a receber o projeto será o Centro Educacional Marquês de Abrantes, localizado em Vila de Abrantes, na Costa de Camaçari.
Para o comandante do 10º GBM, Lanusse Andrade, a ideia é, sobretudo, fazer com que as crianças entendam no que consiste em ser um profissional do Corpo de Bombeiros. “Nossa principal missão é a execução de atividades de defesa, prevenção, buscas, salvamentos, socorros, entre outros. Poder passar esses ensinamentos para essas crianças e, com isso, contribuir com a formação cidadã deles é gratificante demais para nossa corporação”, ressaltou o tenente coronel.
A diretora da escola, Daniela Martins, falou das mudanças no dia a dia dos alunos a partir do curso de capacitação. “Sinto eles mais maduros, responsáveis e cuidadosos uns com os outros e incorporando, de fato, o ser bombeiro. Os pais também sentem as diferenças e estão felizes pelos filhos terem participado dessa experiência”.
A emoção tomou conta de todos os presentes durante a cerimônia de certificação, inclusive dos pais e responsáveis pelos alunos. Como é o caso de Roseni Araújo, 34 anos, mãe de Vinícius Prado, 10 anos, aluno do 5º ano. “Meu filho tem os bombeiros como heróis e agora ele quer ser como eles. Estou muito orgulhosa de tudo isso”.
Ainda estiveram presentes na cerimônia o major Gilvan Vieira de Melo do 12º Batalhão de Polícia Militar de Camaçari, o coordenador do Projeto Bombeiro Mirim, o subtenente José Ednaldo Silva, além dos vereadores Niltinho dos Santos e Dilson Magalhães Jr. e demais representantes do 10º GBM
Nenhum comentário:
Postar um comentário