Abandono e tristeza: famílias dormem a céu aberto na Sete Portas
Foto: André Teixeira/Metropress
Na saída das região da 7 Portas o abandono é total. A reportagem do Metro1 esteve na região e constatou que usuários de crack se amontoam nas marquises dos estabelecimentos que funcionavam na região que fica em frente à Cesta do Povo. Além de enfrentar a situação do lixo a céu aberto, as famílias dormem ao relento e convivem com chuva e frio durante a noite.
Na vala central que divide as duas vias, viciados em crack consomem a droga a céu aberto. "Tá viajando é Coroa!?", disse um dos homens ao perceber a reportagem no local. Em meio ao questionamento, ameaças. Segundo relatos de transeuntes, durante a noite, o local se torna ponto de prostituição e venda de drogas.
Procurada, a Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) afirmou que realiza um trabalho contínuo de monitoramento das pessoas em situação de rua na região. "Após a coleta de informações, foi constatado que a maioria das pessoas em situação de rua da área possui referências familiares, mas resistem a qualquer tipo de aproximação da equipe de abordagem por conta do uso abusivo de substâncias psicoativas. Sobre as ações realizadas na região, a Semps esclarece que, além do trabalho da equipe de abordagem social, já foi aprovada no Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador (CMASS) a abertura de chamamento público para conveniar novas unidades de acolhimento institucional (hotéis sociais) na capital baiana", diz a secretaria,
Ainda segundo a Semps, uma dessas unidades será implantada na região da Sete Portas. A previsão é de que o convênio para a implantação do hotel social na área seja assinado até janeiro de 2017. Além do hotel social, a pasta informou que a iluminação em toda a região foi reforçada e solicitado à Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) o projeto de uma praça com requalificação total da área. A proposta já foi aprovada pelo prefeito ACM Neto e está em fase de licitação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário