quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Idosos ganham programação especial da Prefeitura de Salvador em outubro


Resultado de imagem para Idosos ganham programação especial da Prefeitura de Salvador em outubro
Blog do Flavio Oliveira

O Dnotia do Idoso, celebrado na terça-feira (1º), motiva uma programação especial montada pela Prefeitura para a turma da terceira idade, durante todo este mês de outubro. As ações englobam atividades físicas e de autocuidado, caminhadas, baile festivo, almoço e apresentação artística, no intuito de chamar a atenção para os direitos da população acima dos 60 anos.
No Abrigo Dom Pedro II, administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), em Piatã, um baile festivo em comemoração aos aniversariantes do mês abriu as atividades na terça-feira (1º). Dividida em cinco temas – uma por semana – a programação prossegue nesta quinta-feira (3), com um bate-papo sobre longevidade e plantio de sementes. No sábado (5), ocorrerá a Manhã de Beleza. 
Na próxima semana, será promovida a palestra “Outubro Rosa – Falando sobre o câncer de Mama”, no dia 7; e atividades de massoterapia e acupuntura, no dia 11. As ações acontecem às 9h e outras atividades serão realizadas até o dia 31. "O objetivo da programação é comemorar o Dia do Idoso. Durante todo mês de outubro, estaremos promovendo atividades e trabalhando hábitos que potencializam uma vida longa", disse a assistente social do abrigo, Áurea Vasconcelos.
Centro Histórico – O Santo Antônio Além do Carmo também foi alvo de outra programação para os idosos, realizada na terça-feira (1º). Atrativos como atividade física, massoterapia, ioga, atendimento oftalmológico, palestras sobre sexualidade, depressão e nutrição, além de animação com a música da banda da Guarda Civil Municipal (GCM) foram promovidos gratuitamente através de parceria entre a GCM e Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
Uma caminhada pelas ruas do bairro abriu a série de atividades pela manhã. À tarde, o público da terceira idade pode assistir a palestras e contar com serviços ofertados no Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres. A comemoração foi encerrada na Praça do Santo Antônio, onde os idosos fizeram uma verdadeira festa animados pelo show do grupo musical da Guarda.
Enquanto assistia uma palestra sobre “Nutrição e Longevidade”, a idosa Aura Castro Neiva, 80 anos, fez questão de destacar os cuidados que adota para ter mais qualidade de vida e evitar problemas de saúde. Hipertensa e com colesterol alto, afirma que tem uma atenção especial com a dieta.
“Tudo que estou ouvindo aqui, tento aplicar no dia a dia. Como muita fruta, verdura, proteínas magras, evito açúcar, gorduras e bebo muita água”, disse a idosa, que também participou da caminhada. Mãe de três filhos, avó de sete netos e bisavó de dois, a idosa garantiu que tem mais energia que muito jovem. “Participei da caminhada, vi palestra e estou aqui para curtir a banda. Só volto quando acabar”, brincou.
Após receberem as dicas da nutricionista Maria de Fátima Moura, os presentes puderam participaram de um bate-papo sobre o Estatuto do Idoso e entender um pouco mais sobre os direitos assegurados para as pessoas da terceira idade. Para o instrutor da GCM que integra a Coordenação de Prevenção à Violência, Clodoaldo Lima, é muito importante a promoção de atividades que reforcem as leis que protegem e asseguram os direitos dos idosos.
“Eles têm garantias que precisam ser respeitadas. O estatuto é claro quando assegura acesso à Justiça, prioridade na saúde, nos transportes, nas vagas de estacionamento. Esse conjunto de leis foram criadas para a proteção deles e nunca é demais reforçar isso”, disse o palestrante.
Motivação – O Dia Internacional do Idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990 e adotada no Brasil em 2006. No Brasil, cerca de 15 milhões de pessoas já ultrapassaram a faixa dos 60 anos e a estimativa é de que, em 20 anos, essa população deve dobrar. No mundo, até 2050, o número de pessoas acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15 anos, nos países mais avançados. Hoje, a expectativa de vida nos países desenvolvidos é de mais ou menos 75 anos e será de mais ou menos 90 anos em 2050.

Nenhum comentário: