Estudantes da rede municipal iniciam aulas de capacitação profissional do Senac
Blog do Flavio Oliveira
Parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-BA) vai ofertar cursos de capacitação profissional para 1,4 mil estudantes da Educação de Jovens e Adultos II (EJA II) da rede municipal de ensino. Os alunos serão distribuídos em 47 turmas de 24 escolas da rede municipal e as aulas terão início a partir desta segunda-feira (9), dentro das próprias unidades escolares, dispensando o deslocamento dos participantes.
As oportunidades de qualificação para as funções de Operador de Supermercado, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Promotor de Vendas, Recepcionista e Assistente de Logística são voltadas aos alunos com 15 anos ou mais. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), e o Senac. O investimento neste projeto de capacitação profissional é de R$ 1,235 milhão.
As aulas serão ministradas por profissionais do Senac. O projeto contempla a distribuição de materiais didáticos necessários para participação no curso, bem como a merenda escolar. A carga horária total é de 160 horas, sendo 12 horas semanais de aula, distribuídas em quatro horas no turno regular e oito no contraturno. As atividades serão concluídas em 20 de dezembro. A intenção é de que, após o curso, os estudantes estejam preparados para o mercado de trabalho.
Neste ano, os beneficiados estudam nas escolas Enresto de Morão Sá. (Paripe), Comunitária da Histarte (Brotas), Palestina (Palestina), Manoel Henrique Barradas (Ilha Amarela), Maria Constança (Mata Escura), Nova Sussuarana (Sussuarana), Professor Antônio Carvalho Guedes (Capelinha), Professor Cláudio Veiga (São Cristóvão), Professor Manoel de Almeida Cruz (Cajazeiras XI), Professora Marai José de Paula Moreira (Ribeira), Alfredo Amorim (Ribeira)), Brigadeiro Eduardo Gomes (São Cristóvão), Cleriston Andrade (São Marcos), Arlete Magalhães (Castelo Branco), Fazenda Coutos (Fazenda Coutos), Ilha de Maré (Praia Grande), Hilberto Silva (Calçada), Jardim das Margaridas (Jardim das Margaridas), Jorge Amado (Itapuã), Padre Norberto (Alto do Cabrito), Professor Alexandre Leal da Costa (Nazaré), Santa Rita (Santa Teresa), Sebastião Dias (Daniel Lisboa) e Professor José Arapiraca (Boca do Rio).
Mais oportunidades - Em 2020, a iniciativa terá um número maior de beneficiados: 1.712 vagas, além de mais um curso a ser acrescentado à lista, o de Almoxarife. O certificado será concedido para quem tiver, no mínimo, 75% de frequência no curso. O termo de cooperação para implantação do projeto foi assinado pelo prefeito ACM Neto e pelo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), Carlos de Souza Andrade, no final de agosto, em cerimônia realizada na Casa do Comércio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário